terça-feira, 29 de junho de 2010

A visão humana das Circunstancias; e o cuidado que DEUS tem em nos ter na sua presença!!!

O livro de Rute descreve bem no mínimo três circunstancias:
1.Noemi e sua família (esposo- Elimeleque e seu dois filhos- Malom e Quiliom) resolvem sair do meio de seu povo em virtude das dificuldades que estavam vivendo e partiram para a terra dos Moabitas; (Cap.1, v.1 / 2)
2.Noemi perde seu esposo e tempos depois falecem seus dois filhos; (Cap.1 v. 3 e 5)
3.Noemi ouvi falar da misericórdia de DEUS para com seu povo. (Cap.1 v. 6)

Ao saírem de Belém de Judá, Elimeleque com sua família, eles buscaram fugir do tempo de fome ao qual seu povo estava passando. Sem ironias, ou fariseísmo humanamente tal atitude seria no mínimo sensata, prudente, ajuizada, acertada uma vez que todos buscam o melhor para si. E sem maiores porquês Elimeleque sai da sua terra e foi ter com os moabitas onde havia prosperidade e lá seus filhos casaram-se com mulheres moabitas, as quais falavam outra língua, tinham outros costumes e prestavam cultos a outros deuses!!

Estando pois Noemi sem a figura de um esposo e agora também sem a presença de filhos deparou-se mais uma vez em sua circunstancia indesejada, pois seu futuro seria de mal a pior.

Ante os fatos, Noemi não espera por dias melhores. Mas ao ouvir falar que DEUS lembrou-se de seu povo resolvi assim voltar a terra de Judá juntamente com suas noras (Orfa e Rute), mas logo ao meditar nas dificuldades que encontrariam ao longo do caminho de volta Noemi manda que voltem as casas de seus pais e expressa o desejo de que tornem a constituir família e sejam felizes.

Suas noras ainda expressaram o desejo de continuarem ao lado de Noemi. Mas, Noemi lhes descreveu sua realidade e afirmou que não possuía idade para casar-se ou de ter outros filhos para lhes ser maridos. Noemi deixa-lhes claro que não possui Esperança e pronuncia tais palavras: “a mão do SENHOR se descarregou contra mim.” Ao pronunciar tais palavras Noemi atribui a DEUS tudo que lhe sucedera, acontecera, sobreviera.

De fato humanamente falando sabe-se que DEUS tem poder para impedir determinados acontecimentos e muitas vezes não intervém, não interfere como gostaríamos. Mas tudo tem um propósito da parte de DEUS!!!

Após, expor a maneira como via sua situação as suas noras Noemi carinhosamente chamando-as de ‘filhas minhas’ abraçaram-se e choraram. Orfa beijou-a e partiu. Rute “porém, se apegou a ela”. E numa tentativa pode-se dizer ‘bruta’ Noemi diz a Rute: “Eis que voltou tua cunhada ao seu povo e aos seus deuses; volta tu também após tua cunhada.”

Noemi buscou de toda sorte mostrar seu pessimismo quanto a dias melhores e nesta passagem chega a duramente insinuar, sugerir seria melhor voltar ao povo moabita e a cultuar a seus deuses!!!

Noemi conhecia o DEUS todo poderoso, mas em meio as dificuldades sugeriu que por comodidade ou por ser menos doloroso que Rute voltasse ao povo moabita e a seus deuses!!

Rute, porém fez uma das mais belas declarações de amor! Acredito que após o AMOR de DEUS para conosco (João 3:16) esta é a mais bela declaração de Amor fraternal!!!
“Não me instes para que te abandone, e deixe de seguir-te; porque aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus;Onde quer que morreres morrerei eu, e ali serei sepultada. Faça-me assim o SENHOR, e outro tanto, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti.” (Cap. 1 v.16/17)

Ao que parece Noemi esqueceu das experiências de fidelidade de DEUS para com seu povo que certamente deve ter pronunciado, relatado, falado a sua Nora Rute. È certo que Rute tinha uma boa razão para não querer abandonar sua sogra. Rute mostrou-se determinada em sua decisão e não permitiu que as circunstâncias e visão pessimista de Noemi as separassem.

Rute tinha consciência de todo pessimismo que se apresentava diante dos olhos de Noemi. Mas de maneira impar, singular Rute com segurança e determinação expressa sua decisão de acompanhar sua sogra independentemente do poderia vir a ser o futuro de Noemi, pois reconheceu o povo de DEUS como seu povo e DEUS como seu DEUS deixando assim para atrás os deuses aos quais um dia serviu!!!

A atitude de Rute aos meus olhos me parece e muito com aqueles presentes que DEUS nos dá quando menos esperamos e tanto precisamos deles... como uma palavra amiga ou mesmo sentir da atuação de DEUS em nossas vidas!!

Pois, embora Noemi tivesse consciência da dificuldade pela qual iria passar para voltar a sua terra, dos perigos que iria enfrentar e tudo o mais que uma longa jornada traz consigo. Ela também sabia que sozinha seria muito mais difícil!! Por isso mesmo nos diz a palavra de DEUS em Eclesiastes 4:10: “Porque se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante.”

E juntas percorreram toda a jornada até chegarem a Belém. Ao tornarem ao lar logo as pessoas buscaram saber de quem se tratavam e buscavam saber de suas vidas!!! Ante a tantos interrogatórios e falatórios Noemi retorna a ter DEUS como causador de todo mal que lhe ocorrera. E assim disse: “Não me chameis Noemi; chamai-me Mara; porque grande amargura me tem dado o Todo-Poderoso. Cheia parti, porém vazia o SENHOR me fez tornar; por que pois me chamareis Noemi? O SENHOR testifica contra mim, e o Todo-Poderoso me tem feito mal.”(Cap.1, v. 20/21)

Noemi ao sair do seu povo levou consigo sua família, bem este lhe dado por DEUS e agora ao voltar a seu povo acha-se vazia sem seu esposo e seus dois filhos. E por tudo quanto passou e teria que passar Noemi rejeita seu nome e se chama de Mara, que significa amarga!!

Noemi não consegue perceber o agir de DEUS em meio a tudo quanto tem passado! Antes, estava Noemi em meio a um povo estranho, onde serviam a outros deuses e agora estava com seu povo. Mas a amargura e as percas não lhe deixam ver que de fato ela estava voltando para o lugar onde DEUS a desejava, perto Dele!!!

Quando Noemi deixou seu povo eles estavam passando um momento muito difícil e Noemi deixou seu lugar por conta das dificuldades vivenciadas pelo seu povo! Contudo, nos diz a bíblia: “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. (Eclesiastes 3:1) ” “Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar;”(Eclesiastes 3:4)”

Quando Noemi deixou seu povo ela quis fugir do tempo de chorar! Buscou prosperidade em terras estranhas e deixou para atrás seu povo e seu DEUS! Não adianta lutar contra a determinação de DEUS se é para passarmos o tempo de chorar devemos viver cada instante do tempo de chorar, do contrário não chegaremos ao tempo de sorrir !!! Com DEUS não há meio termo o tempo ao qual nos foi determinado por DEUS deve ser vivido!!!

Noemi ao expressar seu novo nome: Amarga! Só reconhece as dificuldades que tem passado, mas não enxerga, não vê o quanto DEUS espera a sua volta ao lugar que ELE quer! DEUS deseja que Noemi esteja perto Dele, na sua presença independentemente das circunstâncias!!!

Ah! Noemi! Sua visão humanamente limitada não lhe deixa ver o cuidado de DEUS para com você apesar de sua constante intervenção ao longo do caminho de volta que tivestes que fazer para estar perto de DEUS!!

O amor e o cuidado de DEUS para conosco é tão surpreendente que Ele chega ao ponto de mudar situação de um POVO para que Eu e Você possamos nos lembrar que apesar das circunstâncias DEUS se faz presente e não deixa seu povo perecer!!
E na terra dos moabitas Noemi: “ouviu que o SENHOR tinha visitado o seu povo, dando-lhe pão.”

DEUS e unicamente Ele foi a razão de Noemi ter voltado para sua terra, para próximo de Dele!! Pois, a misericordia de DEUS para com o povo motivou Noemi a voltar para seu povo! Rute com sua determinação em acompanhá-la reflete a intervenção de DEUS no caminho de volta que Noemi deveria percorrer para aproximar-se de DEUS!! Não sabia Noemi quão maravilhoso era o plano de DEUS em sua vida e de sua parentela!!

Embora, marcada pelas amargaras da vida Noemi não esqueceu seu povo e seu DEUS e por isso Voltou! DEUS permitiu que quando Noemi e Rute chegassem a Belém fosse época de colheita, e mais direcionou Rute para o campo de Boaz.

DEUS por intermédio de Boaz ordenou que ninguém ousasse tocar em Rute! Apenas benefícios lhe foram concedidos!!

Rute embora em terra estranha conseguiu chegar ao campo, determinado por DEUS, e faz tudo conforme os costumes e assim conseguiu alimento para si e sua sogra, pois valeu-se dos conhecimentos de Noemi e por submeter-se voluntariamente a autoridade de sua sogra em muito foi agraciada!!!

Noemi por ter aceito a presença de Rute em sua vida, aceitou o presente de DEUS! E agora ao ser mais uma vez surpreendida com o amor e cuidado de DEUS diz a sua nora: “Bendito seja ele do SENHOR, que ainda não tem deixado a sua beneficência nem para com os vivos nem para com os mortos. Disse-lhe mais Noemi: Este homem é nosso parente chegado, e um dentre os nossos remidores.”

As circunstâncias apresentam-se com esperança e Noemi passa a dirigir-se ao SENHOR com entusiasmo, ânimo, admiração!! Glória a DEUS! È mesmo assim que ele faz ! DEUS nos leva a situações em que seu AMOR chega até mesmo a nos constranger em virtude de seu incomparável AMOR e chegamos a única circunstância cabível, a de reconhecermos que sem ele nada somos ou podemos fazer e que sem Ele nada do que existe se fez!!! Glória a DEUS!

No mais Noemi apenas necessitou orientar a Rute conforme o costume do seu povo e esperar em DEUS e assim tudo correu bem para a honra e glória de nosso senhor e salvador Jesus Cristo!!

Rute casou-se com Boaz; e pelos costumes a descendência de Malom (filho de Noemi) continuou, pois Rute concebeu a um filho. As pessoas que apontaram a Noemi tiveram que reconhecer o AMOR e o cuidade de DEUS para com Noemi: “Então as mulheres disseram a Noemi: Bendito seja o SENHOR, que não deixou hoje de te dar remidor, e seja o seu nome afamado em Israel.Ele te será por restaurador da alma, e nutrirá a tua velhice, pois tua nora, que te ama, o deu à luz, e ela te é melhor do que sete filhos.”

E DEUS entregou nas mãos de Noemi, literalmente falando, sua descendência em lugar de suas mãos vazias como Ela tinha dito que estava outrora, ao chegar de volta em sua terra:“E Noemi tomou o filho, e o pôs no seu colo, e foi sua ama.”
“E as vizinhas lhe deram um nome, dizendo: A Noemi nasceu um filho. E deram-lhe o nome de Obede. Este é o pai de Jessé, pai de Davi.
Estas são, pois, as gerações de Perez: Perez gerou a Esrom,
E Esrom gerou a Rão, e Rão gerou a Aminadabe,
E Aminadabe gerou a Naassom, e Naassom gerou a Salmom,
E Salmom gerou a Boaz, e Boaz gerou a Obede,
E Obede gerou a Jessé, e Jessé gerou a Davi.”


Davi tornou-se Rei e séculos depois da descendência de Davi nasceu o resgatador de todos nós JESUS CRISTO!!! Glórias a DEUS! Deixa DEUS trabalhar!! E independentemente das circunstâncias busque estar sempre na presença de DEUS ainda que a primeira vista pareça que DEUS esteja contra nós, na verdade o que ELE busca é nós estejamos sempre na sua presença independentemente do Tempo que O Altíssimo tenha determinado ou permitido que passemos. Glóóóóória DEEEEEEEUUUUS!

domingo, 6 de junho de 2010

Caixa do Projeto Criança Paz com Cristo

Período de 01.05.2010 até 31.05.2010





Crick na Imagem para ampliar: