A imprensa iraniana reagiu com ultraje nesta quinta-feira quando uma das imagens de satélite feitas pelo site Google Earth revelou o que seria uma estrela de Davi, símbolo do judaísmo, no topo da sede da companhia aérea Iran Air, em Teerã, capital iraniana. O governo iraniano é inimigo declarado de Israel, com quem rompeu relações em 1979, após a Revolução Islâmica. Seu presidente, Mahmoud Ahmadinejad, é conhecido por repetir inúmeras vezes que o Holocausto, a morte de 6 milhões de judeus durante o regime nazista, foi um exagero histórico e por ter dito que queria varrer Israel do mapa. |
O site de notícias israelense Ynetnews.com afirma que a estrela é real e teria sido construída por engenheiros israelenses que trabalharam no Irã antes da revolução, durante o governo do xá Mohamed Reza Pahlavi, quando as relações bilaterais eram muito melhores. Entre 1960 e 1979, aviões faziam regularmente a rota entre o Aeroporto Internacional Mehrabad, em Teerã, e o Aeroporto Internacional Ben Guron, em Tel Aviv.
"É interessante que mesmo após 32 anos da vitória da revolução, a estrela símbolo do sionismo ainda tem que ser removida do prédio", afirma um site iraniano, citado pelo Ynetnews.com.
O Ynetnews.com afirma que a descoberta levou a pedidos imediatos de autoridades iranianas para que a estrela seja retirada.
O site ressalta ainda que este incidente não é inédito. Em agosto, uma estrela judaica foi vista em um prédio na principal praça de Teerã, o que levou a alegações da imprensa de que "o regime sionista está conquistando a Praça da Revolução".
O jornal britânico "Daily Mail", que também traz as imagens retiradas do Google Earth, questiona se a estrela não seria apenas um jogo de luz.
Fonte: Folha.com
Sem comentários:
Enviar um comentário