quinta-feira, 30 de junho de 2011

Pesquisa global divide líderes evangélicos

Líderes evangélicos dos Estados Unidos estão pessimistas

Líderes protestantes evangélicos que vivem no Sul Global (África Subsaariana, o Oriente Médio e Norte da África, América Latina e parte da Ásia), geralmente estão otimistas sobre as perspectivas para o evangelismo em seus países. Mas aqueles que vivem no Norte Global (Europa, América do Norte, Japão, Austrália e Nova Zelândia) tendem a ser mais pessimistas, os relatórios do Fórum Pew sobre Religião e Vida Pública .

Sete em cada dez líderes evangélicos que vivem no Sul Global (71%) esperam que daqui a cinco anos o estado do evangelicalismo em seus países será melhor do que é hoje. Mas a maioria dos líderes evangélicos no Norte Global esperam que o estado do evangelicalismo em seus países fique da mesma maneira (21%) ou piore (33%) durante os próximos cinco anos.

Além disso, a maioria dos líderes do hemisfério sul (58%) dizem que os cristãos evangélicos estão ganhando influência na vida em seus países. Em contraste, a maioria dos líderes no Norte (66%) dizem que, nas sociedades em que vivem, os evangélicos estão perdendo influência. Os líderes dos EUA evangélicos são especialmente pessimistas sobre as perspectivas para o cristianismo evangélico de sua sociedade; 82% dizem que os evangélicos estão perdendo influência nos Estados Unidos hoje, enquanto apenas 17% acham que os evangélicos estão ganhando influência.

Estas são algumas das principais conclusões de uma pesquisa realizada pelo Fórum Pew Research Center sobre Religião e Vida Pública de 2.196 líderes evangélicos de 166 países e territórios que foram convidados para participar do Terceiro Congresso de Lausanne de Evangelização Mundial, um encontro de 10 dias de ministros e líderes leigos realizada em outubro de 2010, em Cape Town, África do Sul.

Fonte: CPAD News

Sem comentários:

Enviar um comentário