sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Israel deve entender exigências americanas, diz presidente israelense

Israel precisa ter boas relações com os EUA para sobreviver e deve ter mais compreensão com as exigências de Washington a respeito do processo de paz israelo-palestino, disse o presidente israelense, Shimon Peres, em declarações divulgadas nesta sexta-feira.

Peres, político respeitado em Israel e ganhador do Nobel da Paz, disse que o fim do conflito palestino melhoraria a segurança dos EUA no Oriente Médio, e ajudaria a isolar o Irã, país alvo de suspeitas por causa do seu programa nuclear.

As declarações de Peres aparentemente aludem à resistência do premiê Binyamin Netanyahu em ceder à pressão dos EUA para manter a proibição de obras de ampliação em assentamentos judaicos na Cisjordânia ocupada, o que para os palestinos é uma pré-condição para continuar negociando.

"Lutamos sozinhos, mas não podemos existir sozinhos. Para a nossa existência precisamos da amizade dos EUA. Não parece fácil, mas essa é a verdade", disse Peres em discurso a líderes judaicos, transmitido pela Rádio Israel.

"Enquanto os EUA tentam entender as necessidades de segurança de Israel, nós, israelenses, deveríamos nós mesmos entender as necessidades de segurança dos EUA", disse ele no discurso na quinta-feira à noite, proferido em inglês.

"Do nosso jeito modesto podemos ser úteis (...) para permitir uma coalizão anti-iraniana no Oriente Médio. E a contribuição não será por meio de uma declaração, mas se pararmos o conflito secundário entre nós e os palestinos."

ASSENTAMENTOS

Ontem (21), a ONG israelense Peace Now revelou que desde o final de setembro quase 600 novas residências já foram construídas em assentamentos judaicos na Cisjordânia, o que motivou dura reação palestina e críticas internacionais. A ONU considerou "alarmante" o ritmo das construções.

No dia 26 de setembro expirou uma moratória de dez meses imposta por Netanyahu a construções no território palestino ocupado, e o premiê não dá mostras de que pretende renová-la, como desejam os EUA.

Os palestinos exigem um novo congelamento como condição para voltar às negociações de paz, retomadas no começo de setembro após quase dois anos interrompidas.

Fonte: Folha.com

Sem comentários:

Enviar um comentário