quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Justiça de SP anula processo contra bispos da Universal

O TJ (Tribunal de Justiça) de São Paulo anulou o processo em que o líder da Igreja Universal do Reino de Deus, Edir Macedo, foi acusado de envolvimento em crimes de lavagem de dinheiro por meio do envio de recursos para o exterior.

Segundo a corte de 2ª instância estadual, esse tipo de ação penal deve tramitar na Justiça Federal, que agora deverá receber os autos da causa e recomeçá-la da estaca zero.



O Ministério Público de São Paulo havia denunciado Macedo e outras nove pessoas, entre eles os bispos Honorilton Gonçalves da Costa e João Batista Ramos da Silva, que foram os autores do pedido de anulação do processo.

De acordo com a Promotoria, valores obtidos de fiéis da Universal foram remetidos para empresas no Brasil e depois para companhias com sede nas Ilhas Cayman.

Segundo o voto do relator do pedido de anulação, o desembargador Almeida Toledo, "as condutas imputadas aos pacientes [réus] tocam, em tese, o território estrangeiro, imprimindo caráter da 'transnacionalidade' ao crime de lavagem de dinheiro de que são acusados.

A lavagem de dinheiro realizada parcial ou totalmente no exterior constitui, por si só, o crime que induz a competência da Justiça Federal".

O Ministério Público informou que está analisando a decisão para decidir sobre um eventual recurso para modificá-la.




Fonte: Folha.com  -  http://www1.folha.uol.com.br/poder/817422-justica-de-sp-anula-processo-contra-bispos-da-universal.shtml



Sem comentários:

Enviar um comentário