quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Líder da igreja cubana é preso sob acusação questionável


Um respeitado líder da igreja cubana foi inesperadamente presos na segunda-feira, dia 14, e levado para uma cidade no centro do país, onde espera ser julgado. A agência CSW (Christian Solidarity Worldwide) acredita que as acusações de "comportamento ofensivo" e "ameaças" contra o reverendo Roberto Rodrigues sejam falsas.

Pessoas próximas ao reverendo Rodrigues, de 60 anos e com problemas de saúde, dizem que ele se tornou um alvo do governo depois que a organização que liderava "retirou-se" publicamente de um grupo religioso autorizado pelo governo no segundo semestre de 2008, e que as acusações criminais contra ele são uma tentativa de desacreditá-lo e silenciá-lo. Sua prisão foi tão repentina que o reverendo foi incapaz de levar uma importante medicação com ele. Teme-se que sem ela, sua saúde se deteriore.

De acordo com a sua família, os funcionários de segurança do estado chegaram em sua casa sem aviso prévio em 30 de agosto, e o forçaram a ir com eles. A família entende que Rodriguez será levado para a cidade de Placetas onde será julgado nos próximos dias. Os promotores pedem uma sentença de um ano de prisão.

As primeiras acusações contra o reverendo Rodriguez foram ao final de 2008 e marcado julgamento em três datas ao longo de 2009, mas não ocorreram. O cristão e sua família foram obrigados a mudar após frequente abuso verbal e físico de seus vizinhos, que aparentemente agiam com o apoio do governo. Os últimos 21 meses foram passados em prisão domiciliar.

A CSW pede às autoridades cubanas para que libertem imediatamente o reverendo Rodriguez e retire todas as acusações contra ele.

O diretor nacional da CSW, Stuart Windsor, disse: "O tratamento do reverendo Rodriguez e sua família nos últimos 21 meses tem sido vergonhoso. A União Europeia estará de olho na situação dos direitos humanos e examinará a sua Posição Comum sobre Cuba, neste mês. Enquanto há libertações sendo anunciadas de prisioneiros de consciência cubanos como uma melhora na situação dos direitos humanos, a prisão do reverendo Rodriguez esta semana demonstra que o governo cubano não está interessado na reforma real de tais direitos. Instamos a UE a se apresentarem urgentemente em nome do reverendo Rodriguez ao governo cubano."


Tradução: Carla Priscilla Silva

Fonte:Christian Solidarity Worldwide + portas abertas


F

Sem comentários:

Enviar um comentário