segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Pastor, mártir, profeta e espião. Conheça a história de Dietrich Bonhoeffer MC traz para o Brasil biografia assinada por Eric Metaxas sobre o cristão


Enquanto Adolf Hitler e os nazistas seduziam uma nação, intimidavam um continente e tentavam exterminar os judeus da Europa, um pequeno número de dissidentes e sabotadores trabalhava para desmantelar o Terceiro Reich. Um desses planos, conhecido por Operação Valquíria, se tornou sucesso nos cinemas em 2008.

Entre esses dissidentes estava Dietrich Bonhoeffer, pastor e escritor, conhecido tanto por clássicos espirituais, como The cost of discipleship (O custo do discipulado) e Life together (Vida em comum), como por sua execução de 1945 em um campo de concentração, acusado de participar de uma conspiração contra Hitler.

Estes e muitos outros detalhes sobre a vida de Bonhoeffer são revelados por Eric Metaxas em Bonhoeffer - Pastor, mártir, profeta, espião, que a Mundo Cristão publica no segundo semestre de 2011. O autor une as duas vertentes de Bonhoeffer, a de teólogo e de espião, para contar uma história de coragem incrível diante de um mal terrível.

Nascido na Polônia em 1906, Bonhoeffer decidiu seguir carreira pastoral na Igreja Luterana e cursou doutorado em teologia na Universidade de Berlim, complementando seus estudos no Union Theological Seminary em Nova York. Retornou à Alemanha em 1931 e oito anos mais tarde decidiu lutar contra a dura realidade imposta pela ditadura de Hitler.

A partir de trechos de cartas de amor e mensagens codificadas escritas por ele para ele, agora reveladas por Eric Metaxas, podemos ver pela primeira vez a história completa do romance apaixonado e trágico de Bonhoeffer e o testemunho de fé extraordinária de um ser humano incrível.

O leitor irá descobrir novas visões e revelações a respeito de seu posicionamento sobre o dever que os cristãos têm em defender os judeus, e vai ficar frente a frente com um homem determinado a fazer a vontade de Deus radicalmente, corajosamente, arriscando-se à morte.

Em uma narrativa profunda e comovente, Metaxas reúne documentos inéditos, incluindo cartas pessoais, anotações detalhadas de um diário, para revelar as dimensões da vida e da teologia de Bonhoeffer, como jamais se conheceu.

FONTE: Mundo Cristão

Sem comentários:

Enviar um comentário