quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Conselho Federal permite gays terem filhos por reprodução assistida

Comentário UMADALPE News: Jesus em uma de suas parábolas no capitulo 25 de Mateus, descreve a situação de Dez noivas que estavam aguardando o noivo, cinco delas tinham azeite em suas botijas (Tinham reservas) e as outras cinco quando o noivo estava para chegar, sentiu falta desta reserva, pois suas lamparinas já se apagavam, ou seja, elas só tinham azeite suficiente para ir até a metade do caminho, a tendência no Brasil e por todo o mundo, e que a leis impostas pelos governantes tornem normais para a sociedade assuntos como o casamento entre Homossexuais, o aborto, a legalização das Drogas e técnicas conforme noticiada logo abaixo, e logo vão querem introduzir na igreja estes temas como sendo algo comum, as leis podem mudar, no entanto a palavra de Deus não mudará, ela sempre será a mesma que descreve estes temas como abominação, muitos vão perder os seus rumos e assim como aquelas cinco noivas ficar no meio do caminho, Mas Deus pela sua infinita misericórdia nos alerta para termos cuidado com o que está para vim sobre a Igreja, afim de não sermos enganados e levados a falta de comunhão com Deus.
(Luciano Leça)


Uma resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM) abre caminho para que casais gays possam ter filhos por meio da reprodução assistida. Pela nova regra, todas as pessoas, independentemente do estado civil, podem fazer uso da técnica, desde que sejam civilmente capazes. A ser publicada nesta quinta-feira, 6, no Diário Oficial, a resolução traz normas mais claras sobre o uso de embriões quando um dos pais morre ou quando o casal se divorcia.


     A norma é fruto de uma longa discussão, que ganhou ritmo após o escândalo envolvendo Roger Abdelmassih, médico que teve o registro cassado e foi condenado a 278 anos de prisão por abuso sexual de pacientes de sua clínica de reprodução.

   O texto, que substitui uma resolução de 1992, estabelece, por exemplo, que a reprodução assistida só pode ser usada depois de o paciente ser devidamente informado dos riscos e das taxas de sucesso da técnica. “Vimos que algumas clínicas asseguravam que 90% dos casos eram bem-sucedidos. Algo que está muito longe da realidade: cerca de 40%”, afirmou o relator do texto, o médico José Hiran Gallo. O texto também proíbe a escolha de sexo dos embriões. “Há relatos de casos de pacientes que eram abordados se queriam meninos ou meninas. Em caso de meninos, o preço era maior”, completou Gallo.

Homossexuais

    No caso de reprodução assistida entre casais gays, o texto anterior deixava uma série de dúvidas, o que levava médicos a se recusarem a aplicar a técnica. “Como havia um vazio regulatório, casais eram obrigados a enfrentar uma burocracia”, diz o presidente da Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida, Adelino Amaral. O médico conta que todas as vezes em que se viu diante desse pedido no consultório, precisou requerer uma autorização específica no Conselho Regional de Medicina. “Muitos casais, diante de tantas exigências, acabavam procurando outros profissionais. E lá, diziam apenas que eram solteiras”, afirma.

    Somente ano passado, Amaral recebeu dez casais de mulheres interessadas em fazer fertilização. No caso de casais homossexuais femininos, é preciso que o espermatozoide seja obtido por meio de doação em um banco de esperma. O doador tem de ser mantido sob sigilo. No caso de casais homossexuais masculinos, é preciso obter um óvulo de doadora desconhecida. A gestação tem de ser feita no útero de parente próximo de um dos integrantes do casal: irmã ou mãe. A medida tem como objetivo evitar o comércio de “barrigas de aluguel”.

    O presidente do CFM, Roberto D’Ávila, diz estar convicto de que a resolução do CFM ainda vai render muitas discussões. “Aqui fizemos uma análise sobre ética: médicos não cometem nenhuma infração ao fazer a fertilização assistida para um casal homoafetivo."

    Outros problemas, por exemplo, como será definida a filiação das crianças nascidas com essa técnica, terão de ser definidos pela lei. “Será preciso uma análise mais profunda sobre como definir esse impasse. Para esse tema, agora não há solução pronta”, avisa Alexandre Nassar Lopes, advogado especialista na área de família.

Fonte: Creio

Sem comentários:

Enviar um comentário