sábado, 1 de janeiro de 2011

Na posse, Dilma Rousseff projeta país de classe média sólida


Dilma Vana Rousseff, 63, foi empossada neste sábado a primeira mulher presidente da República do Brasil.

Num longo discurso de posse no Congresso Nacional, em que citou o escritor mineiro Guimarães Rosa (1908-1967), Dilma fez várias menções à questão de gênero, louvou o governo de Luiz Inácio Lula da Silva e prometeu erradicar a miséria e transformar o Brasil num país de "classe média sólida e empreendedora''.

(...)

Em discurso, Dilma destaca fato de ser primeira mulher presidente

No início de seu discurso de posse, a presidente da República, Dilma Vana Rousseff, 63, destacou o fato de ser a primeira mulher a ocupar o cargo.

"Venho para abrir portas para que muitas outras mulheres, também possam, no futuro, ser presidenta; e para que --no dia de hoje-- todas as brasileiras sintam o orgulho e a alegria de ser mulher", afirmou Dilma, no discurso no Congresso.

Ela afirmou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva mudou a forma de governar o país e disse que sua eleição representa a abertura de portas para que outras mulheres também sejam presidentes.

Segundo Dilma, Lula "levou o povo brasileiro a confiar ainda mais em si mesmo e no futuro de seu país". Ela prometeu dar continuidade ao que chamou de "maior processo de afirmação que o Brasil já viveu".

Como a Folha tinha adiantado, Dilma também disse que Lula levou o povo brasileiro a fazer "uma travessia para outra margem da história" e que sua missão, a partir de agora, será "ampliar o caminho" nessa outra margem.

Ainda se referindo ao seu antecessor, Dilma afirmou que "a maior homenagem que posso prestar a ele é ampliar e avançar as conquistas do seu governo".

"Reconhecer, acreditar e investir na força do povo foi a maior lição que o presidente Lula deixou para todos nós", completou.

Dilma também homenageou o vice-presidente José Alencar.

Segundo ela, o vice é "um exemplo de coragem e de amor à vida". Alencar está internado, em São Paulo, onde realiza um tratamento de câncer que já dura mais de 10 anos.

"Quero, neste momento, prestar minha homenagem a outro grande brasileiro, incansável lutador, companheiro que esteve ao lado do Presidente Lula nestes oito anos: nosso querido Vice José Alencar", disse.

"Que exemplo de coragem e de amor à vida nos dá este homem! E que parceria fizeram o presidente Lula e o vice-presidente José Alencar, pelo Brasil e pelo nosso povo", afirmou, arrancando aplausos dos presentes.

Antes de discursar, Dilma o vice-presidente Michel Temer já foram empossados pelo Congresso, em sessão presidida pelo senador José Sarney (PMDB-DF).

Dilma promete ampliar Prouni e 'consolidar' SUS

A presidente Dilma Rousseff, 63, prometeu, em seu discurso de posse, estender o Prouni para o ensino médio e tornar o SUS (Sistema Único de Saúde) "um dos maiores e melhores sistemas de saúde pública do mundo".

O Prouni é um programa criado pelo governo Lula que oferece bolsas de estudo em universidades particulares para estudantes de baixa renda. Dilma afirmou que pretende fazer o mesmo para que adolescentes possam estudar em escolas particulares de ensino médio.

"Além do aumento do investimento publico vamos estender a vitoriosa experiência do Prouni para o ensino médio profissionalizante, acelerando a oferta de milhares de vagas para que nossos jovens recebam uma formação educacional e profissional de qualidade", disse.

Ela afirmou, no entanto, que o ensino de qualidade só existirá no Brasil quando "o professor e a professora forem tratados como as verdadeiras autoridades da educação, com formação continuada, remuneração adequada e sólido compromisso com a educação das crianças e jovens".

FONTE: Folha.com

Sem comentários:

Enviar um comentário