quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

ONU aprova resolução de difamação da religião

Pelo sexto ano consecutivo, a Assembleia Geral da ONU em 21 de dezembro aprovou uma resolução sobre a controversa difamação “religiosa” patrocinada pelas nações islâmicas, mas desta vez, a medida foi aprovada por apenas 12 votos.

O lobby de uma ampla gama de liberdade religiosa e de outros grupos foi diminuído do resultado de votos para a resolução em cada ano, desde 2006, mas a derrota definitiva da medida patrocinada pela Organização da Conferência Islâmica (OCI) permanece indefinida.

A votação de dezembro dos 192 membros da Assembleia Geral aprovou por 79 votos a 67, com 40 abstenções.

A comparação dos registros de votação fornece uma indicação de que países com sucesso pressionaram desde 2009, quando a votação passou 80-61, com 42 abstenções.

Os outros seis votos contra em 2010 vieram de Barbados (que votou a favor da resolução em 2009), Argentina, Bahamas, Ilhas Fiji e na Zâmbia (todos os que se abstiveram no ano anterior a esta votação) e as Ilhas Salomão (que não votaram em 2009).

Um país, Dominica, votou a favor da resolução OIC em 2009, e absteve-se este ano. Haiti mudou para o outro lado, abstendo-se no ano passado e votou a medida em 2010.

A Comissão dos Estados Unidos sobre Liberdade Religiosa Internacional (USCIRF), um órgão estatutário independente que aconselha o poder executivo e o legislativo, congratulou-se com o declínio constante em apoio à resolução da “difamação”.

“Cada ano, mais e mais países estão reconhecendo que leis supostamente protegem as religiões de difamação ou críticas, na realidade aumentam a intolerância e os direitos humanos, as violações, em vez de reduzir estes problemas”, presidente USCIRF Leonard Leo disse.

“Esta resolução visa dividir a comunidade internacional, ao invés de construir um consenso sobre formas de promover as liberdades fundamentais”, acrescentou. “A intolerância religiosa é mais bem combatida através de esforços que encorajam o respeito pelos direitos humanos de cada indivíduo, e não através de leis nacionais ou internacionais antiblasfêmia”.

Alguns meses anteriores a votação da resolução uma petição opondo-se à resolução assinada por 428.856 pessoas de mais de 70 países, foi entregue aos altos funcionários da ONU em Nova York.

Foi planejada pela organização cristã liberdade religiosa Portas Abertas Estados Unidos, que disse que a resolução “criminaliza a fala e ações consideradas contra uma religião.”
Embora a OIC considere que o projeto promove a tolerância e protege a liberdade religiosa, a Portas Abertas afirme que ela “faz exatamente o oposto para os cristãos, para outras minorias religiosas e até mesmo os muçulmanos que não seguem as versões aprovadas pelo governo do islã. Com efeito, a resolução é uma lei sobre a blasfêmia internacional.”

Os 56 países da OIC, diz que o islã, seus ensinamentos e o profeta Maomé estão sendo difamado por ignorância, preconceito ou medo.

O OIC é “Islamophobia Observatory (“Observatório Islamafóbico”, tradução livre) publica relatórios anuais destacando incidentes com o cartoons no jornal sobre Mohammed, as ameaças de queimar exemplares do Corão, o perfil de passageiros muçulmanos nos aeroportos no Ocidente, e a votação de novembro, em Oklahoma para alterar o estado constituição de bar por juízes de considerar a lei islâmica em tribunais de Oklahoma.

OIC inserem ‘cristianofobia , judeufobia’, em texto

O OIC apresentou a sua resolução da “difamação” da religião na Assembleia Geral a cada ano desde 2005, e ao principal órgão dos direitos humanos da ONU a cada ano desde 1999, quando o Paquistão introduziu pela primeira vez. Passou em ambos os fóruns de cada vez, mas com cada vez menor apoio.

Em 2006 e 2007 resoluções da Assembleia Geral foram aprovadas por uma margem 57 votos. Caiu para 33 em 2008, para 19 no ano passado, e agora para 12.

Na tentativa de conter a diminuição do apoio, os governos islâmicos fizeram alterações no texto, incluindo inserção das palavras “islamofobia, judeufobia e cristianofobia”. Nas versões anteriores o islã era a única religião que se refere o ser nome.

Entre outras mudanças, uma menção do ataque de 11 de setembro 2001 da Al Qaeda por terroristas contra os Estados Unidos foi removida. (As versões anteriores tinham remetido para a discriminação contra as “minorias muçulmanas na sequência dos acontecimentos de 11 de setembro de 2001”).

Além disso, o último texto minimizou o uso do termo provocativo “difamação”, trocando-a em muitos casos com a palavra “calúnia”. O título formal da resolução manteve-se inalterada com “difamação”, sendo: “Combate à difamação das religiões”.

Também manteve no texto foi uma frase expressando “profunda preocupação… que o islã é frequente e erroneamente associado a violações dos direitos humanos e terrorismo”.

As vésperas de ano, votação chama a atenção para um caso do Paquistão, envolvendo uma mulher cristã no corredor da morte após ser condenado por “blasfêmia” a Maomé.
Asia Bibi foi indiciado notoriamente sob as leis de blasfêmia do Paquistão, o que torna insultos destinados a Maomé e ao Corão crimes puníveis com a morte.

Bibi está apelando a sua sentença, mas o governo e o sistema jurídico estão sob pressão de islâmicos com a noção de que ela pode ser absolvida ou perdoada. Um clérigo tem oferecido uma recompensa a quem matá-la.

Reagindo a votação de dezembro da ONU, a sede em Nova York do grupo de defesa dos Direitos Humanos disse que o caso de Bibi, não é único.

“Há dezenas de casos que oferecem um amplo alerta sobre os perigos da promulgação de uma lei global sobre a blasfêmia, que é o que esta resolução da ONU pretende fazer”, disse.

Um recente relatório das Nações Unidas documentou mais de 50 casos em 15 países “onde as aplicações de leis contra a blasfêmia resultaram em sentenças de morte e longas penas de prisão, bem como as detenções arbitrárias, e provocaram assaltos, assassinatos e ataques de organizações criminosas”.

O ativista dos direitos humanos Tad Stahnke, disse que a votação da ONU afirma o apoio cada vez menor para o conceito de “difamação” religiosa.

No entanto, foi “infeliz tanto para os indivíduos em risco, cujos direitos serão certamente violado sob o pretexto de proibir ‘difamação das religiões’, bem como para os padrões das normas internacionais sobre liberdade de expressão”, disse Stahnke.

Nas reuniões de dezembro da ONU não há lugar no edifício da Assembleia Geral, que foi evacuada por causa de odores nocivos causados por problemas de esgoto atribuído excepcionalmente pelas marés no East River. A sessão foi transferida para um edifício temporário nas proximidades.

Fonte: Portas Abertas / Gospel Prime

Sem comentários:

Enviar um comentário