quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Minas Gerais tem 47 cidades em situação de emergência; em BH, chove desde o Réveillon

Segundo a Defesa Civil de Minas Gerais, morreram 15 pessoas devido às chuvas desde novembro no Estado. Somente na última semana de 2010, foram registrados 12 óbitos em decorrência dos temporais e 38 feridos. Chove na região metropolitana de Belo Horizonte desde a passagem do ano. Uma casa desabou ontem na Vila São José, região Noroeste da capital mineira, mas ninguém se feriu.

Até o momento, 47 cidades decretaram situação de emergência no Estado, de um total de 76 localidades afetadas. Ainda de acordo com o órgão, mais de 1.568 pessoas estão desabrigadas e 12.115 desalojadas, ou seja, foram encaminhadas para abrigos públicos ou estão em casa de parentes ou vizinhos.

Em relação a danos materiais, a defesa civil informa que 3.923 casas foram afetadas e 153 foram destruídas. Até o momento, 285 pontes tiveram a estrutura comprometida e 52 ruíram.

O órgão emitiu alerta sobre possibilidade de fortes chuvas nas próximas 72 horas nas regiões Oeste, Campo das Vertentes, Zona da Mata e Sul do Estado.

Camanducaia

A cidade de Camanducaia, localizada no sul de Minas Gerais (distante 459 km de Belo Horizonte), é uma das mais afetadas nesta semana. O município registrou pontos de alagamentos em razão de chuvas que atingem o município desde o Réveillon. Segundo coordenador da defesa civil do município, a chuva atingiu principalmente a zona rural da localidade.

“O nível do rio Camanducaia e um de seus afluentes baixou um pouco e a situação tende a se normalizar, mas, como não para de chover, estamos em alerta para novas inundações”, disse Antônio Carlos da Silva.

De acordo com ele, até o momento, duas famílias tiveram de ser retiradas de suas casas e o tráfego está bastante comprometido na região afetada pelas tempestades. O abastecimento de água nesses locais também foi afetado.

“Por ser uma zona rural, as pessoas usam muitas cisternas para abastecer as casas, e a chuva comprometeu essa água, mas estamos auxiliando os moradores”, disse.

FONTE: UOL NOTICIAS

Sem comentários:

Enviar um comentário